


A vida é um organismo. A Terra é uma materialidade dessa vida. Nosso corpo, assim como o de uma formiga ou de uma borboleta, é a materialidade da vida. A vida passa na gente e vai para outro lugar. Ela não fica parada em lugar algum. Esse sonho da terra é essa vida. A vida maravilhosa. E ela não tem fim.
Ailton Krenak
ambientalista, escritor, filósofo, poeta, líder indígena
Somos natureza, fazemos parte de um todo maior, entendemos o presente como a parte mais importante na infância de uma criança.
Começar a divulgação da nossa IX MOSTRA CULTURA DA INFÂNCIA "Metamorfoses: expressão estética da natureza" nos faz pensar na importância dos processos, nos tempos, no presente como a forma mais genuína de estar ao lado das crianças.
Em Janeiro de 2024 completamos 10 anos e podemos dizer que essa Mostra revelará nossos processos desse período de tanto investimento em pesquisa e documentação pedagógica.
Processos documentados sobre o pensamento das crianças, suas teorias e ideias sobre um cotidiano cheio de investigações nascidas no nosso quintal.
Teorias sobre a inteligência das plantas, se elas escutam e se tentam se comunicar conosco ... labirintos em buracos sob a terra, compreendendo as diferentes moradias das formigas e outros animais que se abrigam nela...
As Árvores, entidades na mãe Terra, que temos o privilégio de ter em nosso quintal "A Caramboleira", que nos mostra de forma poética a passagem do tempo, com suas folhas em queda e a mudança de suas cores, que abriga diferentes vidas em seus galhos e tronco... a vida que se repete e sempre de forma única e encantadora.
Teremos também a documentação sobre o pensamento metafórico das crianças de 3 e 4 anos em suas narrativas sobre as imagens que explicam como pensam sobre determinadas coisas.
Um momento de compartilhar com as famílias a documentação de um ano de trabalho ancorado em muitos outros anos que nos fortalecem em nossas escutas com e para as crianças.
Todo ser passa pela metamorfose. É a experiência elementar e originária da vida, a que define suas forças e seus limites. Desde Darwin, sabemos que qualquer forma de vida - o ser humano incluído - é apenas a metamorfose de uma outra, muitas vezes já desaparecida. Do nosso nascimento a nossa alimentação, nós todos passamos por essa experiência. No ato metamórfico, mudança de si e mudança do mundo coincidem. Afirmar que qualquer vida é um fato metamórfico significa que ela atravessa as identidades e os mundos sem nunca passar por elas de forma passiva.
Emanuele Coccia filósofo italiano
Esperamos todos nos dias 11 e 12 de novembro de 2023 nas Unidades da Escola Ateliê Carambola em São Paulo.

