A escola como um grande ateliê

passaro3.jpg

Organizamos nossa proposta pedagógica por meio de um currículo que entrelaça a vida cotidiana, o brincar e a forma como as crianças descobrem e interpretam o mundo. Os projetos podem nascer do desejo institucional, da professora ou das crianças. A partir da escuta atenta dos educadores para como as crianças aprendem e apreendem os conceitos. Compreendemos os conteúdos da infância como inaugurais e levamos em conta de forma estrutural o desenvolvimento infantil. Para cada projeto, há intencionalidade e mediação do educador e a escuta atenta que fornece elementos para a continuidade do mesmo. Esta forma mais orgânica e sistêmica de conceber os conteúdos possibilita a construção de uma documentação pedagógica que estabelece um diálogo entre a criança, o educador, a família e a comunidade, evidenciando aprendizagens de forma ética e estética. Revelar o processo de como as crianças aprendem é a estratégia mais potente de reconhecer e valorizar a cultura das crianças em suas infâncias. Conheça abaixo os princípios norteadores da abordagem da escola.

Inspirações

Anna Tardos