top of page

O Equilíbrio

Após observar muitas brincadeiras de quintal e de sala do Grupo III e perceber que o equilíbrio vinha sendo fonte de pesquisas individuais e coletivas, montamos uma sessão com blocos e ripas de madeira, afim de alimentar as hipóteses e pesquisas das crianças.

Vimos as crianças empilhando blocos de formas distintas, como Bento que coloca o cubo sobre as ripas, em um movimento mais complexo que se fosse feito de forma inversa.

Gabriel constrói com os triângulos uma estrutura para seu carro passar. Primeiro uma ponte que nos parece incompleta, e que faria o carro cair no meio da passagem.

E depois uma estrutura que se assemelha muito a um morro, o que garantiria o carro poder atravessa a estrada sem cair.

Para o segundo momento de sessão, reorganizamos a construção de um outro jeito.

Matheus, Elisa e Mário assim que entram na sessão pegam as ripas e começam a usá-las de diferentes formas. Matheus então transforma as ripas em um violoncelo e começa a gritar: “Rock’n roll!”

É então que Elisa e Mário embarcam no faz de conta musical e transformam as ripas em outros instrumentos. Elisa inventa uma música que rapidamente é aprendida por todos, que cantam: “Raloué, raloué, vai bichinho você consegue!”

bottom of page