Unidade II - Educação infantil

Rua Jureia, 575 - Vila Mariana, São Paulo - SP
[55] 11 5572-1274

  • Grey Facebook Icon
  • medium-m-color-688_edited
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon

Unidade I - Berçário

Rua São Samuel, 165 - Vila Mariana, São Paulo - SP
[55] 11 5084-0111

 

PRINCÍPIOS

O bem estar da Criança

A descoberta do mundo por meio do movimento e das múltiplas linguagens é acompanhada por tempo e espaço para brincar, com uma abordagem que promove a liberdade. Acreditamos numa infância que se sustenta no presente, com crianças potentes e que possam ser atuantes no processo inaugural de suas vidas, viver experiências de verdade a partir de espaços preparados e materiais pensados a partir de suas materialidades. 

Assim, a criança entende e valoriza suas descobertas e potencialidades. Ter vez e voz em seu próprio processo de aprendizagem é essencial.

Professor pesquisador

O professor, o adulto, na escola tem o papel de apoiar os processos de aprendizagem das crianças, a partir de uma escuta atenta dos interesses deles.

 

Com profundo conhecimento da infância e das crianças da escola, o professor é capaz de -ao observar-, compreender quais são as necessidades e dúvidas que a criança revela -muitas vezes de modo não-verbal.

 A Relação

A relação entre as pessoas, entre as crianças, a relação como base que se constrói no vínculo, na confiança, na convivência das diferenças. A família tem parceria fundamental no processo de co-construção do projeto político pedagógico da escola. 

A Pedagogia da Escuta, escuta sensível do outro e de si mesmo, como conceito que se amplia, escuta que vem de dentro, do gesto, do olhar, escuta que deseja transformação na ação, na experiência que atravessa.

A experiência

A Ateliê Carambola Escola nasce a partir das seguintes perguntas: - Qual o espaço da Infância? Qual o tempo da criança aprender? O espaço da experiência ou da escolarização?

A partir desse paradoxo, nasce uma escola ateliê, uma escola em que o espaço e o tempo são importantes para a criança ao lhe oferecer as oportunidades para viver plenamente suas experiência e assim poder repetí-las sempre que desejarem. 

O cotidiano como vida em processo

O Cotidiano na primeiríssima infância é conteúdo. Brincar, comer, dormir, trocar a fralda, tomar banho, fazem parte da vida cotidiana dentro do espaço coletivo.

Garantir tempo e espaço para que o bebê possa ter uma boa infância.

O movimento livre

O movimento livre é um princípio em nosso currículo, dos bebês às crianças de 6 anos. Valorizamos a capacidade da criança na construção de sua autonomia motora. Dessa maneira compreendemos que suas conquistas serão mais significativas, pois foram alcançadas a partir de um esforço, de uma escolha, fortalecendo a criança em suas infinitas aprendizagens. Integrar o corpo e a mente, o movimento que integra, que identifica que nos torna únicos na forma de ser e de estar. O movimento do corpo infantil é fundamental para sua saúde física e mental. A criança até os 7 anos precisa se movimentar, conhecer e aprimorar seus movimentos e somente com a possibilidade de exercer o movimento é que ela se desenvolve.