top of page
_abordagem

PRINCÍPIOS

O bem estar da Criança

A descoberta do mundo por meio do movimento e das múltiplas linguagens é acompanhada por tempo e espaço para brincar, com uma abordagem que promove a liberdade. Acreditamos numa infância que se sustenta no presente, com crianças potentes e que possam ser atuantes no processo inaugural de suas vidas, viver experiências de verdade a partir de espaços preparados e materiais pensados a partir de suas materialidades. 

Assim, a criança entende e valoriza suas descobertas e potencialidades. Ter vez e voz em seu próprio processo de aprendizagem é essencial.

20250408_125109-2_edited.jpg

Professor pesquisador

O professor, o adulto, na escola tem o papel de apoiar os processos de aprendizagem das crianças, a partir de uma escuta atenta dos interesses deles.

 

Com profundo conhecimento da infância e das crianças da escola, o professor é capaz de -ao observar-, compreender quais são as necessidades e dúvidas que a criança revela -muitas vezes de modo não-verbal.

WhatsApp Image 2025-05-30 at 15.10.01.jpeg

 A Relação

A relação entre as pessoas, entre as crianças, a relação como base que se constrói no vínculo, na confiança, na convivência das diferenças. A família tem parceria fundamental no processo de co-construção do projeto político pedagógico da escola. 

A Pedagogia da Escuta, escuta sensível do outro e de si mesmo, como conceito que se amplia, escuta que vem de dentro, do gesto, do olhar, escuta que deseja transformação na ação, na experiência que atravessa.

Captura de Tela 2024-11-28 às 17.48.08.png

A experiência

A Ateliê Carambola Escola nasce a partir das seguintes perguntas: - Qual o espaço da Infância? Qual o tempo da criança aprender? O espaço da experiência ou da escolarização?

A partir desse paradoxo, nasce uma escola ateliê, uma escola em que o espaço e o tempo são importantes para a criança ao lhe oferecer as oportunidades para viver plenamente suas experiência e assim poder repetí-las sempre que desejarem. 

WhatsApp Image 2025-06-03 at 18.05.07.jpeg

O cotidiano como vida em processo

O Cotidiano na primeiríssima infância é conteúdo. Brincar, comer, dormir, trocar a fralda, tomar banho, fazem parte da vida cotidiana dentro do espaço coletivo.

Garantir tempo e espaço para que o bebê possa ter uma boa infância.

WhatsApp Image 2025-06-03 at 18.05.06.jpeg

O movimento livre

O movimento livre é um princípio em nosso currículo, dos bebês às crianças de 6 anos. Valorizamos a capacidade da criança na construção de sua autonomia motora. Dessa maneira compreendemos que suas conquistas serão mais significativas, pois foram alcançadas a partir de um esforço, de uma escolha, fortalecendo a criança em suas infinitas aprendizagens. Integrar o corpo e a mente, o movimento que integra, que identifica que nos torna únicos na forma de ser e de estar. O movimento do corpo infantil é fundamental para sua saúde física e mental. A criança até os 7 anos precisa se movimentar, conhecer e aprimorar seus movimentos e somente com a possibilidade de exercer o movimento é que ela se desenvolve.

escola e família: parceria que educa com sentido

Na Escola Ateliê Carambola, acreditamos que educar uma criança é um compromisso coletivo, e que a presença ativa da família é um dos pilares fundamentais do nosso Projeto Político Pedagógico. Mais do que acompanhar, desejamos que as famílias participem com intenção, construindo conosco uma comunidade que reconhece a infância como tempo de potência, linguagem e formação humana.

Valorizamos o diálogo com famílias que buscam uma escola de Educação Infantil onde as linguagens da Arte sejam caminhos para ampliar a interpretação de si e do mundo. Famílias que se disponham a estar presentes — nos encontros, nas reuniões, nos momentos de partilha e reflexão — compreendendo a escola como espaço de socialização da criança em sua comunidade.

Na Carambola, a escuta é mútua. Convidamos as famílias a pensarem conosco sobre o desenvolvimento moral e ético das crianças, entendendo que ele não se dá apenas por normas e limites, mas por relações afetivas e coerentes com os adultos ao redor. Educamos juntos quando nos responsabilizamos pelas perguntas das crianças, por suas escolhas, seus conflitos e descobertas.

Esperamos famílias que queiram crescer com a escola. Que se posicionem diante dos temas que atravessam a infância hoje. Que tragam suas experiências, seus saberes e também suas dúvidas, porque é no encontro entre diferentes olhares que construímos uma educação mais humana, justa e sensível.

Hoje, mais do que nunca, a escola da infância não pode ser uma ilha. Ela é uma janela aberta para o mundo — um mundo que precisa urgentemente de escuta, empatia, cuidado e compromisso com a infância.
bottom of page