Pensada em garantir uma aproximação com as letras e com a escrita, uma proposta com letras de madeira estava organizada na sala referência do grupo quatro. Junto dela estavam folhas, lápis e algumas plaquinhas de nomes.
Neste dia, Pedro escolheu esta proposta ao chegar na sala.
Seu primeiro movimento foi procurar a placa em que estava o seu nome. Assim que reconheceu o “Pedro”, começou a procurar as letras de madeira e escreveu seu nome com elas.
Pedro então devolve as letras e começa a escrever uma nova palavra, sem uso de nenhuma plaquinha dessa vez.
Apareceram na mesa as letras PPI.
Perguntei a Pedro o que ele havia escrito e ele respondeu: Peperoni. Mas falta aquela letra que faz “rrr”.
Você sabe que letra é essa? - Digo, o questionando de volta.
Sei, é a que tem no meu nome. Pedro! (fazendo forte entonação na letra R). – Pedro
Sua escrita transformou-se, então, em PPRI.
Pedro, leu e releu algumas vezes a palavra, acompanhando com o dedo cada som das letras.
Entre suas leituras e releituras, Pedro fez uma cara de como se acabasse de descobrir um tesouro e disse:
Ah, ainda falta uma coisa!
Agora, para ele, PPROI estava escrito como deveria ser.
Leu mais uma vez, e orgulhoso de sua escrita, Pedro, levantou-se da mesa e foi procurar outra proposta que o interessasse, mas antes fez um pedido:
Deixa montado ai na mesa, tá?
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