O segredo na cabeça

Protagonistas Rosa, Matheus e Tom

Em meio a tantas existências naquele quintal, eis que me deparo com um movimentar diferente.

Rosa e Tom andando em um tempo avesso a todo o resto. Iam devagar, como se cada movimento fosse um desfilar de alguma coisa. Talvez fosse Rosa, que com a cabeça erguida levava um segredo em sua cabeça.

Ao terminarem todo o percurso escolhido do quintal - com paradas, admirações e muitos obstáculos pelo caminho - eles parecem chegar. Rosa desce do automóvel. E Tom senta como se esperasse por algo. Trocam olhares. Ele parece pronto! É então que Rosa, com toda uma tranquilidade e seriedade, retira aquele seu segredo da cabeça e leva para Tom. Mas parece não caber. Todos concordam.

Matheus, que acompanhava em silêncio todo esse movimentar distinto, vem parar ao lado dos dois. Observa... Sem hesitar, Rosa retira seu segredo de Tom e já leva para a cabeça de Matheus, que não se mexe. Parado, naquela posição, parece oferecer todo seu respeito àquilo que acontece. Uma troca, um segredo em sua cabeça. E desta vez, encaixou.

Rosa se afasta e olha para seu feito. Como se admirasse aquilo que escolheu e decidiu fazer, para e respira. Tom também parece concordar com a nova composição, com a nova cabeça. Matheus ainda imóvel, equilibra aquele presente. Parece senti-lo por inteiro.

Então Rosa se aproxima…Retira o presente da cabeça de Matheus. E se serve dele, em pleno equilíbrio, como se aquele segredo lhe fosse familiar, a completasse. Ergue sua cabeça. E caminha para longe, de volta ao seu tempo avesso ao quintal.