top of page

Fragmentos de um processo documental: Grupo III nos episódios da Casa-barco

A V Mostra Cultura da Infância da Ateliê Carambola se aproxima. Neste momento, os processos documentais que dão visibilidade aos pensamentos e teorias infantis pulsam na nossa Escola. Até o dia 10 de novembro, quando as duas unidades estarão de "segunda pele", com seus espaços tomados de sentidos e significados, nós contaremos aqui no Blog e na Caramboleira (nossa newsletter) alguns fragmentos do que cada grupo tem vivido e construído.

A seguir, um pedacinho do Grupo III e sua Casa-Barco. Com as materialidades dominadas, as crianças começam a criar enredos. Assim nasceu o primeiro episódio dessa aventura: A Tempestade e o submarino.

Por Luciana Perini e Amanda Del Corso

SINOPSE

E no meio de uma tempestade, nossa tripulação passa por um momento de crise.

Daniel acaba de construir uma parte fundamental da Casa-barco, o espaço por onde se dirige a grande máquina.

Nunca antes na história das Casas-barco havia sido vista uma tão grande! Ele está orgulhoso de sua construção. No entanto, o excesso de regras para a utilização da mesma faz com que Roger e Pietro prefiram construir uma máquina menor, com as poucas peças de madeira que sobraram. Acabaram, assim, por construírem um pequeno submarino.

O tamanho discrepante das duas construções parece não interferir no nível de aproveitamento da aventura! Enquanto Roger e Pietro estão muito satisfeitos com as curvas que seu submarino faz pelo mar, causando-lhes ótimas sensações, Dani parece não muito contente, porque em sua imensa Casa-barco não há ninguém que possa desfrutar da fantasia.

OS PERSONAGENS

Enquanto Pietro acelera o submarino, Roger surfa grandes ondas.

No próximo mês, novos episódios e detalhes das aventuras do Grupo IV! Acompanhem esses tripulantes!

bottom of page