Dança e grafismo das crianças de 3 a 4 anos: novo livro da Carambola!

Entender o movimento dançante das crianças de três anos de idade. Investigar a linguagem da dança, as sintonias dos corpos e os diálogos dos gestos.

Partir dos indícios do cotidiano e permitir que o acaso traga novas interpretações e maravilhamentos.

Observar o corpo do outro como referência para a construção dos próprios movimentos e subjetividades.

Isso tudo é só um pouco do que registramos em olha! eu tô rodando!, nosso novo livro sobre um processo documental realizado em 2017 na Ateliê Carambola Escola de Educação Infantil.

Após uma longa pesquisa com esse projeto, lançamos uma campanha de financiamento coletivo. Batemos a meta e conseguimos transformar esse trabalho em mais uma publicação do Centro de Pesquisas e Documentação Pedagógica da Ateliê Carambola. As primeiras 150 que compraram o livro irão recebê-lo em breve, além de visitarem nossa escola para uma conversa com os educadores que participaram desse processo.

Previsto para chegar da gráfica nesta semana, o livro também já está disponível para compra aqui no nosso site.

E para quem quiser saber, é só clicar no vídeo a seguir, no qual a atelierista italiana Mara Davoli, que trabalhou diretamente com Loris Malaguzzi, em Reggio Emilia, e esteve na Carambola durante uma semana, comenta nosso trabalho - supervisionado por ela.

A linguagem da dança e do grafismo | Teorias de crianças de 3 a 4 anos é o quinto livro publicado pelo Centro de Pesquisa e Documentação Pedagógica da Ateliê Carambola, que nasceu no mesmo período que a Escola -há cinco anos- com o objetivo de olhar profundamente para a infância e junto da prática trazer teorias e estudos inspiradores para os educadores no dia a dia com as crianças.

A estreia foi feita com Eco-Arte para crianças. Então publicamos Arquiteturas Fantásticas, Através da Pequena Janela, Brincar Heurístico, e agora olha, eu tô rodando (Dança e Grafismo).

Saiba mais sobre todas as nossa publicações (algumas disponíveis em e-book) e conheça também nossos cursos.